torres/rs...
Localiza-se no litoral norte do Rio Grande do Sul. Faz divisa com Santa Catarina e chegando pelo norte, via BR 101, fica distante 280Km de Florianópolis. Pelo Sul fica a 197Km de Porto Alegre, podendo-se chegar pela RS 389 (Estrada do Mar) ou pela própria BR 101.
O município de Torres tem este nome devido a existência de três grandes rochedos que se estendem à beira-mar:
Torre Norte (Morro do Farol), a Torre do Meio (Morro das Furnas) e a Torre Sul (Junto à Praia da Guarita).
a Praia DA GUARITA
Tem aproximadamente 300m de extensão, fica dentro da Reserva Ecológica Estadual do Parque da Guarita. Considerada a mais bela praia do Rio Grande do Sul e uma das mais belas do país, é cercada pelas Torres do Meio e Sul, ficando no meio da praia a Torre da Guarita, que dá nome ao complexo paisagístico.
a PRAIA DA CAL
Tem aproximadamente 800m de extensão, é um dos locais preferidos para prática de surf. É cercada pelo Morro do Farol e pela Torres do Meio.
Possui este nome pois até 1940 existiam vários fornos para torrefação de conchas, caramujos e mariscos, que eram usados para fabricação de cal mineral e produtos químicos. Nesta época a Praia da Cal era habitada somente por pescadores, começando a receber turistas e veranistas a partir de 1942.
a RESERVA ECOLÓGICA ESTADUAL DO PARQUE DA GUARITA
Além de toda sua beleza natural, teve o projeto paisagístico desenvolvido por Burle Marx com ajuda do ecologista José Lutzemberg. No parque é possível caminhar pelas trilhas ecológicas que levam até as torres da Guarita, do Meio e Sul, no caminho se passa pelo anfiteatro natural que é circundado por um lago artificial. Sem dúvida é um dos mais belos locais da cidade de Torres.
a LAGOA DO VIOLÃO
A Lagoa do Violão fica no centro da cidade e próxima ao mar. Tem este nome devido ao seu formato natural se assemelhar com um violão.
O local é apropriado para um passeio nos pedalinhos e é uma ótima opção para quem quer realizar uma caminhada no calçadão.
a PRAIA DOS MOLHES
o RIO MAMPITUBA
Nasce na Serra Geral e desemboca no Atlântico junto a Torres, após percorrer 62 Km. O rio serve de limite político entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O nome Mampituba é de origem tupi e significa rio de muitas curvas. Em passeios de barco, é possível a visualização dos municípios de Torres e Passo de Torres, manguezais, vegetação nativa, pássaros, destacando as curvas acentuadas do rio, em seu caminho natural.
É na Praia dos Molhes onde acontecem os principais eventos de surf. Com ondas de excelente qualidade é a praia preferida dos surfistas.
o MORRO DO FAROL
Também conhecido como Torre Norte, é um chapadão com altura superior a 46 metros e com aproximadamente 600 metros de largura. O local é ideal para se avistar todas as belezas naturais da cidade, dali é possível ver as prais, as torres, a lagoa, a serra, as dunas e a Ilha dos Lobos.
Tem este nome por ser o local da construção do primeiro farol da cidade em 1911, que visava a sinalização de terra aos navegantes.